25 de maio de 2019

Visita de estudo - Ria da Aveiro





No passado dia 15 de maio, a turma do 5º G saiu em visita de estudo, no âmbito da disciplina de Projetos. Os alunos foram conhecer algumas particularidades da chamada Ria de Aveiro, que vai desde Ovar a Mira. No cais da Bestida, na Murtosa, entraram no “Presidente”, que é um barco moliceiro com cerca de 15 metros de comprimento e cujo mastro tem cerca de 10 metros. Foi dentro do “Presidente” que ouviram atentamente a Dr.ª Verónica que explicou vários factos sobre a ria e ainda permitiu que os alunos pudessem ir ao interior da proa desta embarcação. De seguida, os alunos puderam observar alguma fauna e flora daquele local: caranguejos, berbigão, gaivotas e também a típica cabra da costa que é um camarão pequeno. Por fim, observaram e provaram a salicórnia e a gramata branca que são duas plantas que podem substituir o sal.
Muito entusiasmados, os alunos voltaram ao autocarro e dirigiram-se para a Troncalhada, em Aveiro. Pelo caminho, observaram as cegonhas, que à data se encontravam com crias (cerca de três em cada ninho). Identificaram alguns rios e avistaram os antigos esteiros designados agora por BIORIA.  Já em Aveiro, na Troncalhada, a Dr.ª Ana Margarida explicou como se formava o sal e outras particularidades sobre a atividade da produção de sal. De seguida, os alunos puderam caminhar por entre os retângulos da salina e observar algumas espécies animais e vegetais. Foi fantástico observar a Perna Longa a incubar os ovos e até mesmo ver os ninhos desta ave, construídos no chão de uma forma muito rudimentar, apenas com a própria terra. Para além dos ovos de Perna Longa, os alunos viram ainda jovens aves que teriam eclodido há poucos dias, mas que já acompanhavam os progenitores na escassa água que alguns dos retângulos da salina armazenavam. A andorinha-do-mar-anã foi outra das aves que se observaram e que se fez notar pela sua beleza e pelo seu voo quase parado no ar, quando se encontrava a observar a presa. O Sr. João, o marnoto responsável por esta salina, disponibilizou-se ainda para responder às questões que os alunos quisessem colocar, no intuito de perceberem melhor todo o trabalho desenvolvido nesta atividade. Foi uma saída espetacular!
Este grupo de alunos agradece a todos aqueles que lhes proporcionaram a viagem e em muito particular ao Sr. Sérgio que até do lanche se lembrou!
Os alunos do 5º G


Sem comentários:

Enviar um comentário

Eco código 21 - 22

  Neste eco-código procurou-se abarcar os temas obrigatórios "Água, Resíduos e Energia” bem como os temas do ano “Biodiversidade: Prese...