31 de maio de 2019

PROJETO RIOS


As turmas que integraram o projeto rios e as visitas de estudo ao rio Cáster  foram as seguintes:
5A- 23 Alunos
5E- 26 Alunos
5F- 26 Alunos
O projeto rios na escola António Dias Simões envolveu 3 turmas, 75 alunos e vários professores. No início do ano foi feita uma apresentação na sala de aula, dedicada à biodiversidade, geografia, história do rio Cáster e Parque Urbano de Ovar. Cada turma realizou duas visitas de estudo, uma no inverno e outra na primavera para observar as alterações na paisagem e na biodiversidade do rio Cáster e o parque urbano de Ovar. Para cada turma foi também realizada uma aula dedicada à descoberta dos macroinvertebrados do rio Cáster, com o apoio dos professores de Ciências Naturais. Ao longo do ano os alunos foram desenvolvendo um conjunto diversificado de trabalhos, individualmente ou em grupo, centrados na biodiversidade, geografia e história do rio Cáster.
Turma 5A
Os alunos da turma do 5A criaram um pequeno livro dedicado à biodiversidade do rio Cáster e do Parque Urbano de Ovar. cada aluno contribuiu através da criação de 3 páginas, com uma foto, desenhos e um pequeno texto sobre cada espécie escolhida com o auxílio do professor e do monitor do projeto. As diversas páginas estiveram em exposição no dia da Eco-escolas.


Turma 5F
Na turma do 5F os alunos trabalharam em grupo, tendo cada grupo escolhido um tema relacionado com o rio Cáster com o apoio do professor e do monitor do projeto. Os trabalhos finais foram apresentados aos colegas da turma e alguns estiveram em exposição no dia da Eco-escolas.
O grupo dedicado às aves do rio Cáster construiu um pequeno habitat com os ninhos de algumas das espécies de aves que podemos encontrar no rio.
O grupo das árvores e plantas, construiu um pequeno herbário em forma de livro, com folhas de algumas das árvores e plantas do rio e respetiva identificação.
O grupo dedicado às rochas do rio Cáster, criou uma apresentação em PowerPoint sobre as rochas que podemos encontrar ao longo do rio e no parque urbano.
O grupo dedicado às cheias do rio Cáster, criou também uma apresentação em PowerPoint, sobre a história das cheias do rio Cáster, na cidade de Ovar.

Turma 5 E
A turma do 5 E integrou o projeto Rios no início do segundo período, os alunos trabalharam em grupo, tendo cada grupo sido atribuído um tema relacionado com o rio Cáster, com o apoio do professor e do monitor do projecto. Os trabalhos finais foram apresentados aos colegas da turma e alguns estiveram também em exposição no dia da Eco-escolas.
Todos os grupos criaram uma apresentação em PowerPoint. Algumas destas apresentações estiveram sob a forma de cartaz em exposição no dia da Eco-escolas.
Os temas escolhidos por cada grupo foram os seguintes:
Fontes do rio Cáster e parque Urbano de Ovar
Os moinhos de água do rio Cáster.
As árvores e plantas do rio Cáster.
Os répteis e insectos do rio Cáster
As aves do rio Cáster.
Algumas curiosidades para registo.
No decorrer das visitas e das diversas atividades na sala de aula foram observadas, algumas aves como a garça branca pequena, a galinha de água e o milhafre. Uma rã verde e alguns girinos, alfaiates a "caminhar" sobre a água. E macro-invertebrados, como as larvas de libelinha, alguns caracóis de água e as larvas de mosquito.






Eng. Pedro Seixas - (Divisão de Ambiente Câmara Municipal de Ovar e Monitor do Projeto Rios

Sem comentários:

Enviar um comentário

Eco código 21 - 22

  Neste eco-código procurou-se abarcar os temas obrigatórios "Água, Resíduos e Energia” bem como os temas do ano “Biodiversidade: Prese...