24 de maio de 2019

Desafio UHU - Calendário do Mar - 6ºG



 “A cor é vida, os OCEANOS, a paleta vital da Terra"



A ilustração apresentada  através da técnica da colagem, com recurso à utilização de papéis reciclados e à reutilização de outros, representa a problemática e a fragilidade dos recifes de coral, nomeadamente o fenómeno “branqueamento dos corais”. Tirando partido da coloração e características físicas (texturas) dos papéis reciclados, recriou-se uma pequena amostra semelhante à do próprio fenómeno, criando no entanto uma janela de vida e esperança através da cor - contraste - do peixe palhaço.

Da metodologia sugerida, este foi o ponto de partida e motivação para o trabalho;
Os recifes de corais e seus habitats enfrentam diversas ameaças, como pesca predatória, turismo insustentável, a poluição e as mudanças climáticas.
Nenhum outro bem listado no Património Mundial da Unesco possui tal biodiversidade.
De acordo com a organização ambiental World Wildlife Fund (WWF), os recifes de corais são o lar de um quarto de toda a vida marinha do planeta. Eles dão suporte para mais espécies do que qualquer outro ambiente marinho, apesar de cobrirem menos de 1% da superfície terrestre.
Mas 93% dos recifes dentro deste rico ecossistema foram afetados pelo branqueamento de corais – um fenómeno mortal que ocorre devido às alterações ambientais ao longo das últimas décadas, tais como uma maior temperatura da água e o processo de acidificação dos oceanos.
As ilustrações  seguintes apresentadas através da técnica da colagem mista, com recurso à utilização de papéis reciclados e reutilização de plásticos, representam a problemática atual e a fragilidade do ecossistema marinho, com o objetivo de criar interpretações sensoriais que conduzam à reflexão crítica e posterior ação, dar sentido à preservação e conservação dos recursos marinhos. Tirando partido de contrastes cromáticos, da coloração/descoloração dos elementos, características físicas (texturas) dos papéis reciclados e dos plásticos, recriaram-se atmosferas identificáveis, exploraram-se
técnicas na consolidação de conteúdos e aprendizagens essenciais em Educação Visual e Educação.
Tecnológica.


Professor António Costa, professor de Educação Visual e Educação Tecnológica do 6ºG.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Eco código 21 - 22

  Neste eco-código procurou-se abarcar os temas obrigatórios "Água, Resíduos e Energia” bem como os temas do ano “Biodiversidade: Prese...