19 de abril de 2019

Concurso Criar com estilo : "O Mar em Tecido"
























As coordenadoras do  Programa Eco Escolas desafiaram os eco-conselheiros alunos em conselho eco escolas a participar no projeto “ROUPAS Usadas Não Estão Acabadas”. O desafio foi aceite pela turma do 6ºE. Os alunos começaram por recolher roupa, calçado, brinquedos e livros escolares  no âmbito do Projeto "Maratona dos Resíduos". Posteriormente, alunos e professores selecionaram  téxteis em final de vida, para por mãos à obra no projeto “Mar em tecido”.
Os alunos também foram sensibilizados para a reutilização/reciclagem têxtil e a importância do adequado encaminhamento de roupas.
O primeiro passo implicou uma pesquisa sobre o ecossistema existente na região onde estes residem, no distrito de Aveiro, seguido de estudos gráficos. Posteriormente os tecidos previamente encontrados (ganga, algodão, sobras de feltros, t-shirts), foram cortados, em tiras, para que as técnicas pensadas pudessem ser executadas. Numa base de rede plástica, foram representados elementos marinhos, como peixes e o mar, através das técnicas de tecelagem e tapeçaria de Esmirna, respetivamente. Depois, foram aplicadas missangas, reaproveitadas de um vestido “velho” para adornar as nuvens. Foi ainda adicionado uma representação de um tipo de embarcação típica do concelho de Ovar, a arte Xávega.
A professora de Educação Visual e Educação Tecnológica do 6ºE 

Sem comentários:

Publicar um comentário

Hastear da Bandeira Verde e Dia da Terra

 Dia da Terra assinalado na Escola Básica António Dias Simões O Dia da Terra, que se comemora no dia 22 de abril, foi assinalado na Escola B...