O Dia da Floresta Autóctone celebrado a 23 de novembro, estabelecido para promover a divulgação da importância da conservação das florestas naturais, numa época do ano mais adequada e adaptada às condições climatéricas, no caso de Portugal para se proceder à plantação de árvores. Foi assinalado, valorizando e consolidando a paisagem verde da Escola Básica (2.º ciclo) António Dias Simões, como, mais do que um Dia comemorativo em meio escolar, em que se plantaram arvores autóctones num ambiente de “interdisciplinaridade”, no âmbito do tema “Os sonhos de Sophia”, através do qual as turmas 5.º E e 5.º F, nos Domínios de Articulação Curricular (DAC), abordam este ano letivo a comemoração do centenário da escritora.
Assinalar o Dia da Floresta Autóctone foi a atividade resultante do “Planeamento Interdisciplinar” da disciplina de EV e ET, em que se propôs explorar a temática na obra literária de Sophia de Mello Breyner, cujo contacto com a Natureza marca profundamente muitos dos seus poemas e contos tão familiares aos alunos, a exemplo das dinâmicas docentes ou de eventos de promoção e incentivo à leitura em meio escolar, como o Plano Nacional de Leitura.
Ambas as turmas, durante vários tempos letivos tiveram assim a oportunidade de mexerem na terra, através da plantação de cerca de 40 árvores de diferentes espécies autóctones no recinto escolar, em que várias outras gerações de alunos irão ter certamente o privilégio de poder continuar a sensibilizar a sua preservação e acompanhar o desenvolvimento destas árvores, que exigem tempo para crescer, mesmo sob a pressão do imediatismo da era atual que não deixa de influenciar a escola.
Carvalhos, sobreiros, azinheiras, castanheiros e azevinhos, são algumas das espécies autóctones que este ano letivo, foram plantadas com o entusiasmo das crianças do 5.º ano, com o compromisso de promover também a sensibilização da comunidade escolar, para as “características e importância da biodiversidade e conservação das florestas naturais”, em que se inclui a identificação das “espécies arbóreas autóctones existentes no espaço escolar”.
Esta foi uma das vertentes práticas de contacto com a Natureza em pleno espaço escolar, através da dinamização dos Domínios de Articulação Curricular (DAC), como projetos que aglutinam aprendizagens, valorizam “a lecionação interdisciplinar e articulada do currículo”, abrangendo o máximo possível de disciplinas e de encontro ao perfil de cada turma.
Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, o Subdepartamento de C.N. e PEPS - Programa de Educação Para a Saúde promoveram mais um “Momento Verde” na escola com a participação de várias turmas nas diferentes atividades propostas, que tiveram ainda a colaboração das DAC,S – Domínios de Autonomia Curricular e do convite aos encarregados de educação, em que, através de parceria com a Associação de Pais foram distribuídos sumos naturais a toda a Comunidade Escolar.
O Dia Mundial da Alimentação foi ainda assinalado com exposições de trabalhos dos alunos (2.º ciclo) no âmbito das DAC,S e um momento musical no Polivalente, a que a turma 5.º J deu voz, cantando “A Banda vem à Escola – Canção da Alimentação”.
A Escola E. B. António Dias Simões foi novamente galardoada com a Bandeira Verde 2018/19, pelo décimo segundo ano consecutivo.
A cerimónia de entrega do galardão decorrerá em Guimarães, no dia 18 de outubro de 2018.
Toda a comunidade educativa está de parabéns pelo trabalho desenvolvido!
Nessa cerimónia, além do merecido prémio (Bandeira Verde 2018/19) também irá receber outro prémio pela menção Honrosa obtida na atividade “Roupas Usadas, Não Estão Acabadas- com o trabalho "O Mar em tecido". Parabéns aos alunos do 6º E e à professora Cristina Sousa de Educação Visual/Educação Tecnológica que orientou o trabalho.
A escola E. B. António Dias Simões foi premiada com uma Menção Honrosa na atividade “Roupas Usadas, Não Estão Acabadas". Parabéns aos alunos do 6º E e à professora Cristina Sousa de Educação Visual/Educação Tecnológica que orientou o trabalho.
Este projeto resulta de uma parceria entre a H- Sarah Trading e o Programa Eco-Escolas e pretende (in)formar acerca da importância da gestão dos resíduos têxteis, promovendo a sua reutilização e correto reencaminhamento para reciclagem.
O desafio foi a criação de um pedaço de tecido em A3 que ilustrasse um Ecossistema marinho ou fluvial existente em Portugal.
O resultado foi este.
O
Dia Eco Escolas na EB António Dias Simões coordenado pelas docentes Áurea Conde
e Augusta Pinto, iniciou-se com um momento musical para a cerimónia do hastear
da Bandeira Verde pelos alunos eco-conselheiros, com a presença de toda a
comunidade escolar e entidades convidadas, como Bruno Oliveira presidente da
União de Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira. Foi um
momento simbólico que reuniu a comunidade escolar em torno deste projeto.
Salienta-se
que o mesmo continua a ser desenvolvido e galardoado com a Bandeira Verde
pelo 11 º ano consecutivo e o está integrado num programa promovido
pelo Ministério da Educação com apoio do Município local, tem âmbito
internacional e é coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul
(ABAE). O
programa Eco.-escolas destina-se a todos os graus de ensino e usa
uma metodologia inspirada nos princípios da agenda 21 local.
O assistente operacional José Lopes
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
BRINCAR COMAS PALAVRAS
Na Sala “Brincar com as Palavras Verdes”, no âmbito da comemoração do Dia Eco-escolas, o grupo disciplinar de Português considera que esta foi do agrado dos alunos, que demonstraram boa adesão e participação. Esta participação consubstanciou-se, inicialmente, no trabalho prévio, nomeadamente, na elaboração de jogos de tabuleiro e passatempos (crucigramas, sopas de letras, adivinhas,…) para serem jogados pelos alunos na Sala “Brincar com as Palavras Verdes” e relacionados com os temas ecologia, ambiente, biodiversidade, natureza.
No dia 5 de junho, os alunos de 16 das 19 turmas da escola tiveram oportunidade de experimentar os jogos disponíveis e participaram com muito entusiasmo nas atividades da referida sala.
Os docentes consideram que este tipo de atividades deve ser retomado no próximo ano letivo, tendo em conta a adesão dos alunos e o interesse que demonstraram.
O grupo disciplinar de Português
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA LUDOMAT
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS OBSERVAÇÃO DE MACROINVERTEBRADOS DO RIO CÁSTER PROJETO RIO
Os professores de Ciências Naturais e Matemática montaram num
dos laboratórios da escola a seguinte atividade: “Observação de
macroinvertebrados do Rio Cáster.
A operacionalização da atividade no quadro da disciplina de Ciências Naturais foi orientada para fomentar o gosto dos alunos pela Ciência e Educação Cívica. Todos os alunos do 5º ano de forma escalonada tiveram oportunidade de realizar atividades práticas no laboratório como a observação de macroinvertebrados do Rio Cáster, sessão dinamizada pelo Engenheiro Pedro Seixas, do departamento do ambiente da Câmara Municipal de Ovar.
As turmas envolvidas ao longo do ano neste projeto, tiveram ainda a oportunidade de expor os seus trabalhos realizados na disciplina de Projeto.
Os dados recolhidos, por observação, evidenciam que os alunos apreciaram fortemente os trabalhos
práticos/laboratoriais realizados, o espaço em que tal ocorreu, bem como as interações estabelecidas com o monitor e os professores que orientaram as atividades. Os alunos envolveram- se ativa e entusiasticamente na realização dos trabalhos práticos propostos. Tudo ocorreu como o previsto.
O grupo de disciplinar de Matemática e Ciências Naturais
ATIVIDADE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL JOGOS TRADICIONAIS PORTUGUESES
ATIVIDADE DE INGLÊS
NATURE SCAVENGER HUNT
A participação do grupo de Inglês no dia Eco-Escolas contou
com a realização da atividade “Nature Scavenger Hunt”.
Todas as turmas dos 5º e 6º anos elegeram uma equipa de
cinco alunos para as representar. Apenas uma equipa não compareceu. No total
participaram 90 alunos. Cada equipa recebia instruções em inglês para fotografar
dez items relacionados com o ambiente no espaço escolar. Ganhava a equipa que completasse
a tarefa em menos tempo. Esta atividade foi considerada pelos alunos como motivadora,
interessante e divertida.
O grupo disciplinar de Inglês
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA SENSIBILIZAÇÃO PARA DESPORTOS AQUÁTICOS (simulador)
Manifestaram disponibilidade para colaborar com este Dia Eco Escolas na componente
desportiva, o Clube de Canoagem de Ovar (CCO) e a Federação Portuguesa de
Canoagem, na atividade “Sensibilização a desportos aquáticos – Simulador”, com
a participação entre outros formadores, dos campeões nacionais e internacionais
Igor Pinho e Rui Romão.
O assistente operacional José Lopes
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO MUSICAL
EXPOSIÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS
ATUAÇÃO DOS VENCEDORES DO CAÇA TALENTOS
Os
professores de Educação Musical colocaram em palco ao longo do toda a manhã os
vencedores do projeto “Caça Talentos” que ocorreu no final do 2º período. No dia eco-escolas puderam atuar os vencedores nas categorias de Canto, Instrumento musical e
dança num total de 24 alunos.
O grupo disciplinar de Educação Musical
ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO VISUAL- EV
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA - ET
EXPOSIÇÃO DE EV E ET COM TRABALHOS DOS ALUNOS
A exposição de EV e ET do 2o ciclo integrada no programa de atividades do Dia Eco Escolas, que foi assinalado no dia 5 de junho na Escola EB António Dias Simões, é uma parte do trabalho desenvolvido em sala de aula no âmbito dos conteúdos programáticos da disciplina de Educação Visual e Educação Tecnológica, resultando numa abrangente mostra temática em que se destacam elementos de “texturas visuais”, “estruturas” ou “movimento”. Trabalhos dos alunos a quem os docentes da disciplina procuram incentivar as experiências, a imaginação, a criatividade e o prazer pela investigação.
O assistente operacional José Lopes
“ATELIER DE CONSTRUÇÃO/REPRESENTAÇÃO ANIMAL DOS OCEANOS”
Neste ateliê os alunos tiveram oportunidade de colar figuras marinhas nas vidraças exteriores de diversos espaços da escola, envolvendo-os assim na sua decoração por uma “onda” alusiva à temática dos oceanos.
O assistente operacional José Lopes
EXPOSIÇÃO EMRC
No 5 de junho de
2019, dia Mundial do Ambiente e dia do Eco escolas na Escola Básica António
Dias Simões, a disciplina de E.M.R.C. participou na exposição no polivalente
com mensagens elaboradas pelos alunos, a fim de sensibilizar a comunidade
escolar para a importância de cuidar do nosso Planeta Terra. Estas mensagens foram
escritas em papel reciclado, coladas em cartolina e colocadas num grande guarda-chuva
azul e verde, simbolizando que a Terra precisa de ser protegida e acarinhada.
A Docente de EMRC
Emília Vaz Nunes
TRABALHO AO VIVO DE ARTESÃO E MOSTRA DE ARTESANATO (BARCOS)
Também foi convidado para o dia Eco-escolas o Senhor Manuel Faneco, um cidadão desta comunidade, que dedica muito do seu tempo livre a dinamizar ações de sensibilização para recolha de lixos na Foz do Rio Cáster (Ribeira), evitando assim que parte do muito lixo de plástico chegue à Ria e consequentemente ao Mar. Este artesão esteve a trabalhar ao vivo e veio mostrar o seu
artesanato com afinidades à Ria, como são os barcos moliceiros.
O assistente operacional José Lopes
PROVA DE SUMOS DETOX NATURAIS - ASSOCIAÇÃO DE PAIS
PROJETO MARATONA DOS RESÍDUOS
Entrega de prémios
1º lugarna Categoria Pilhas e baterias- Exaequo 6ºG e 6ºH 6ºG 7 pilhões
6º H 7 pilhões
1º lugar na Categoria Roupas usadas 5ºF 514 Kg
ARTICULAÇÃO ENTRE INGLÊS E EMRC Sing for the planet
o Dia Eco escolas ficou concluído com um coro de alunos e
docentes, pela causa ambiental, através da canção “Climate change”,
sensibilizando os alunos, docentes e restante comunidade escolar a juntar a sua
voz ao projeto integrado no movimento mundial “Sing For The Climate”, que se
iniciou em 2012 na Bélgica e se assumiu como um movimento capaz de organizar
manifestações mundiais de canto para o clima, contribuindo para “influenciar” e
sensibilizar os governantes mundiais a realmente fazer algo pelo planeta e pelo
clima, tanto na Cimeira de Paris, como nas que a ONU organiza, exigindo através
de um cada vez maior número de vozes documentadas em vídeos, que fazem crescer
este movimento mundial que pretende chamar à atenção para as questões da ética
ambiental. Este momento foi preparado com ensaios nas aulas de
Inglês e de E.M.R.C.
Assim, associando-se ao movimento "Sing for the
Climate", todos juntos entoamos a música que precisamos construir um
futuro melhor e que precisamos começar já hoje! (we need to built, a better
future, and we need to start right now). Um momento empolgante que encerrou com
a alegria que caracteriza o movimento “Sing For The Climate” este Dia Eco Escolas.