5 de junho de 2019

Dia Eco-escolas


HASTEAR DA BANDEIRA VERDE



O Dia Eco Escolas na EB António Dias Simões coordenado pelas docentes Áurea Conde e Augusta Pinto, iniciou-se com um momento musical para a cerimónia do hastear da Bandeira Verde pelos alunos eco-conselheiros, com a presença de toda a comunidade escolar e entidades convidadas, como Bruno Oliveira presidente da União de Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira. Foi um momento simbólico que reuniu a comunidade escolar em torno deste projeto.
Salienta-se que o mesmo continua a ser desenvolvido e galardoado com a Bandeira Verde pelo 11 º ano consecutivo e o está integrado num programa promovido pelo Ministério da Educação com apoio do Município local, tem âmbito internacional e é coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul (ABAE). O programa Eco.-escolas destina-se a todos os graus de ensino e usa  uma metodologia inspirada nos princípios da agenda 21 local.

O assistente operacional José Lopes


                           ATIVIDADE DE PORTUGUÊS

BRINCAR COMAS PALAVRAS







Na Sala “Brincar com as Palavras Verdes”, no âmbito da comemoração do Dia Eco-escolas, o grupo disciplinar de Português considera que esta foi do agrado dos alunos, que demonstraram boa adesão e participação. Esta participação consubstanciou-se, inicialmente, no trabalho prévio, nomeadamente, na elaboração de jogos de tabuleiro e passatempos (crucigramas, sopas de letras, adivinhas,…) para serem jogados pelos alunos na Sala “Brincar com as Palavras Verdes” e relacionados com os temas    ecologia, ambiente, biodiversidade, natureza.
No dia 5 de junho, os alunos de 16 das 19 turmas da escola tiveram oportunidade de experimentar os jogos disponíveis e participaram com muito entusiasmo nas atividades da referida sala.
Os docentes consideram que este tipo de atividades deve ser retomado no próximo ano letivo, tendo em conta a adesão dos alunos e o interesse que demonstraram.


O grupo disciplinar de Português



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA

LUDOMAT





ATIVIDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS


OBSERVAÇÃO DE MACROINVERTEBRADOS DO RIO CÁSTER 
PROJETO RIO


Os professores de Ciências Naturais e Matemática montaram num dos laboratórios da escola a seguinte atividade: “Observação de macroinvertebrados do Rio Cáster.
A operacionalização da atividade no quadro da disciplina de Ciências Naturais foi orientada para fomentar o gosto dos alunos pela Ciência e Educação Cívica. Todos os alunos do 5º ano de forma escalonada tiveram oportunidade de realizar atividades práticas no laboratório como a observação de macroinvertebrados do Rio Cáster, sessão dinamizada pelo Engenheiro Pedro Seixas, do departamento do ambiente da Câmara Municipal de Ovar.
As turmas envolvidas ao longo do ano neste projeto, tiveram ainda a oportunidade de expor os seus trabalhos realizados na disciplina de Projeto.
Os dados recolhidos, por observação, evidenciam que os alunos apreciaram fortemente os trabalhos práticos/laboratoriais realizados, o espaço em que tal ocorreu, bem como as interações estabelecidas com o monitor e os professores que orientaram as atividades. Os alunos envolveram- se ativa e entusiasticamente na realização dos trabalhos práticos propostos. Tudo ocorreu como o previsto.
O grupo de disciplinar de Matemática e Ciências Naturais







ATIVIDADE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL


JOGOS TRADICIONAIS PORTUGUESES






ATIVIDADE DE INGLÊS

NATURE SCAVENGER HUNT



A participação do grupo de Inglês no dia Eco-Escolas contou com a realização da atividade “Nature Scavenger Hunt”.
Todas as turmas dos 5º e 6º anos elegeram uma equipa de cinco alunos para as representar. Apenas uma equipa não compareceu. No total participaram 90 alunos. Cada equipa recebia instruções em inglês para fotografar dez items relacionados com o ambiente no espaço escolar. Ganhava a equipa que completasse a tarefa em menos tempo. Esta atividade foi considerada pelos alunos como motivadora, interessante e divertida.


O grupo disciplinar de Inglês



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

SENSIBILIZAÇÃO PARA DESPORTOS AQUÁTICOS  (simulador)



Manifestaram disponibilidade para colaborar com este Dia Eco Escolas na componente desportiva, o Clube de Canoagem de Ovar (CCO) e a Federação Portuguesa de Canoagem, na atividade “Sensibilização a desportos aquáticos – Simulador”, com a participação entre outros formadores, dos campeões nacionais e internacionais Igor Pinho e Rui Romão.

O assistente operacional José Lopes


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO MUSICAL

EXPOSIÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS




ATUAÇÃO DOS VENCEDORES DO CAÇA TALENTOS




Os professores de Educação Musical colocaram em palco ao longo do toda a manhã os vencedores do projeto “Caça Talentos” que ocorreu no final do 2º período. No dia eco-escolas puderam atuar os vencedores nas categorias de Canto, Instrumento musical e dança num total de 24 alunos.
 O grupo disciplinar de Educação Musical


ATIVIDADES DE  EDUCAÇÃO VISUAL- EV
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA - ET

EXPOSIÇÃO DE EV E ET COM TRABALHOS DOS ALUNOS



A exposição de EV e ET do 2o ciclo integrada no programa de atividades do Dia Eco Escolas, que foi assinalado no dia 5 de junho na Escola EB António Dias Simões, é uma parte do trabalho desenvolvido em sala de aula no âmbito dos conteúdos programáticos da disciplina de Educação Visual e Educação Tecnológica, resultando numa abrangente mostra temática em que se destacam elementos de “texturas visuais”, “estruturas” ou “movimento”. Trabalhos dos alunos a quem os docentes da disciplina procuram incentivar as experiências, a imaginação, a criatividade e o prazer pela investigação. 

 O assistente operacional José Lopes


ATELIER DE CONSTRUÇÃO/REPRESENTAÇÃO ANIMAL DOS OCEANOS” 



Neste ateliê os alunos tiveram oportunidade de colar figuras marinhas nas vidraças exteriores de diversos espaços da escola, envolvendo-os assim na sua decoração por uma “onda” alusiva à temática dos oceanos. 

O assistente operacional José Lopes


EXPOSIÇÃO EMRC






No 5 de junho de 2019, dia Mundial do Ambiente e dia do Eco escolas na Escola Básica António Dias Simões, a disciplina de E.M.R.C. participou na exposição no polivalente com mensagens elaboradas pelos alunos, a fim de sensibilizar a comunidade escolar para a importância de cuidar do nosso Planeta Terra. Estas mensagens foram escritas em papel reciclado, coladas em cartolina e colocadas num grande guarda-chuva azul e verde, simbolizando que a Terra precisa de ser protegida e acarinhada.
A Docente de EMRC
Emília Vaz Nunes


TRABALHO AO VIVO DE ARTESÃO E MOSTRA DE ARTESANATO (BARCOS)



Também foi convidado para o dia Eco-escolas o Senhor Manuel Faneco, um cidadão desta comunidade, que dedica muito do seu tempo livre a dinamizar ações de sensibilização para recolha de lixos na Foz do Rio Cáster (Ribeira), evitando assim que parte do muito lixo de plástico chegue à Ria e consequentemente ao Mar. Este artesão esteve a trabalhar ao vivo e veio mostrar o seu artesanato com afinidades à Ria, como são os barcos moliceiros.

O assistente operacional José Lopes


PROVA DE SUMOS DETOX NATURAIS - ASSOCIAÇÃO DE PAIS


PROJETO MARATONA DOS RESÍDUOS  
Entrega de prémios 

1º lugar na Categoria Pilhas e baterias- Exaequo 6ºG e 6ºH
6ºG 
7 pilhões



6º H
7 pilhões 



1º lugar na Categoria Roupas usadas
5ºF
514 Kg




ARTICULAÇÃO ENTRE INGLÊS E EMRC

Sing for the planet


o Dia Eco escolas ficou concluído com um coro de alunos e docentes, pela causa ambiental, através da canção “Climate change”,  sensibilizando os alunos, docentes e restante comunidade escolar a juntar a sua voz ao projeto integrado no movimento mundial “Sing For The Climate”, que se iniciou em 2012 na Bélgica e se assumiu como um movimento capaz de organizar manifestações mundiais de canto para o clima, contribuindo para “influenciar” e sensibilizar os governantes mundiais a realmente fazer algo pelo planeta e pelo clima, tanto na Cimeira de Paris, como nas que a ONU organiza, exigindo através de um cada vez maior número de vozes documentadas em vídeos, que fazem crescer este movimento mundial que pretende chamar à atenção para as questões da ética ambiental. Este momento  foi preparado com  ensaios nas aulas de Inglês e de E.M.R.C.

Assim, associando-se ao movimento "Sing for the Climate", todos juntos entoamos a música que precisamos construir um futuro melhor e que precisamos começar já hoje! (we need to built, a better future, and we need to start right now). Um momento empolgante que encerrou com a alegria que caracteriza o movimento “Sing For The Climate” este Dia Eco Escolas.

O assistente operacional
José Lopes





Sem comentários:

Publicar um comentário

Hastear da Bandeira Verde e Dia da Terra

 Dia da Terra assinalado na Escola Básica António Dias Simões O Dia da Terra, que se comemora no dia 22 de abril, foi assinalado na Escola B...