3 de março de 2020

Exposição de trabalhos da disciplina de HGP produzidos em ambiente familiar…



Com o segundo período letivo a chegar ao fim, o resultado do envolvimento dos pais e encarregados de educação e seus educandos, que corresponderam ao desafio da disciplina de HGP, para elaboração de construções medievais, reuniu mais de uma centena de Castelos numa exposição na Escola EB (2º ciclo) António Dias Simões.
Esta estratégia pedagógica que vem sendo adotadas no âmbito da matéria curricular do programa de HGP do 5º ano, que estimula e motiva os alunos e familiares a participarem na pesquisa e construção de Castelos, permite também contribuir para consolidar aprendizagens e antecedeu a visita de estudo ao Castelo de Santa Maria da Feira (3 março) dos alunos das turmas do 5º ano).
Do conjunto de trabalhos expostos, coletivos e individuais de várias turmas, foi possível identificar o Castelo de Guimarães, entre vários outros modelos de construções medievais ao critério das pesquisas efetuadas e da imaginação dos alunos e seus familiares. Não faltando mesmo um curioso Castelo de “D. Guilherme I”, apresentado pelo aluno Guilherme.
A generalidade dos Castelos foi construída de forma tridimensional em cartão cru ou pintado, incluindo alguns produzidos em esferovite. Na sua maioria correspondendo aos vários elementos que constituem estas construções fortificadas, como: Torre de Mensagem; Porta Principal; Porta da Traição; Torreão; Pátio Interior; Torres, Muralhas e Sortelha.


José Lopes 
Assistente Operacional (Educação) 



Sem comentários:

Publicar um comentário

Hastear da Bandeira Verde e Dia da Terra

 Dia da Terra assinalado na Escola Básica António Dias Simões O Dia da Terra, que se comemora no dia 22 de abril, foi assinalado na Escola B...