3 de março de 2020

Carnaval na nossa escola



Em terra de foliões, com um Carnaval característico, mesmo com significativa e natural evolução relativamente à sua origem na tradição de Ovar. Desafiar os alunos a produzir máscaras em meio escolar no 2.º ciclo, em que a dinâmica de participação no Carnaval Infantil que vem desde o Préescolar ao 1º ciclo, é quebrado neste percurso escolar. É, não só uma atividade pedagógica de aprendizagens nas áreas disciplinares de EV e ET, como pode contribuir para sensibilizar e envolver os alunos destas comunidades escolares, para uma outra forma de assinalar o entrudo, construindo as suas próprias fantasias carnavalescas de materiais reciclados, que estiveram expostos no Polivalente da Escola EB (2º ciclo) António Dias Simões durante o período do Carnaval. 
Para assinalar o “Carnaval na Escola”, realizou-se também por iniciativa da equipa da Biblioteca Escolar (BE) um concurso sobre “Máscaras e Mascarilhas”, cujos trabalhos apresentados estiveram expostos na BE.  
Com este concurso a BE teve como objetivos, “promover a criatividade na realização de uma máscara ou mascarilha inédita”, e ainda “incentivar os alunos a participar e a apresentar as suas propostas para a época carnavalesca”. 
Com as instalações desta Escola a funcionarem como apoio á comunidade carnavalesca nos dias dos desfiles, a exposição dos trabalhos dos alunos bem poderia estar disponível à curiosidade dos foliões e participantes no atual grandioso espetáculo que é o Carnaval de Ovar, cuja imaginação, criatividade e dedicação à folia, é garantida de geração em geração nas várias vertentes deste cartaz turístico.  

José Lopes 
Assistente Operacional 

Sem comentários:

Publicar um comentário

Hastear da Bandeira Verde e Dia da Terra

 Dia da Terra assinalado na Escola Básica António Dias Simões O Dia da Terra, que se comemora no dia 22 de abril, foi assinalado na Escola B...