10 de junho de 2016

Sarau 3 de junho





Este Powerpoint resume as principais atividades realizadas na escola E. B. António Dias Simões no âmbito do Programa Eco-escolas e foi divulgado no Sarau do Agrupamento de Escolas de Ovar no dia 3 de junho de 2016.
Parabéns a todos aqueles que se empenhram na concretização das atividades.

As coordenadoras do Programa Eco-escolas
Áurea Conde
Helena Mouro.

9 de junho de 2016

Auditoria ambiental fase 2

Auditoria ambiental fase realizada na semana de 30 de maio de 2016 a 3 de junho de 2016

Este powerpoint apresenta os resultados da auditoria ambiental da primeira e segunda fase.



3 de junho de 2016

Sarau 3 de junho de 2016

Hino ecoescolas 

À Natureza vamos dar voz
Somos o Eco-Escolas
Vem, junta-te a nós
E veste esta camisola.
Não uses poluentes
Viverás num mundo colorido
Com saúde e alegria
Usa os recursos com sabedoria

REFRÃO
Se amas o ambiente
Não podes ficar indiferente
Recicla e poupa energia
Contribui para um novo dia

Se colocares cada embalagem
No local próprio da reciclagem
Materiais novos irão surgir
E o lixo vai diminuir

Poupa água e luz
Ensina aos teus pais esta canção
A ecologia não tem idade
Futuras gerações sorriram

REFRÃO
Se amas o ambiente
Não podes ficar indiferente
Recicla e poupa energia
Contribui para um novo dia






Sarau 3 de junho de 2016





   6º K









Na turma do 6.º K, o Projeto “O Mar” foi desenvolvido no âmbito do Programa Eco Escolas em

articulação com a Oferta Complementar de Educação Cívica e as disciplinas de Português,

História e Geografia de Portugal (HGP), Ciências Naturais, Educação Visual e Educação Musical.

Em Português, os alunos trataram algumas entrevistas realizadas em articulação com Educação

Cívica, bem como redigiram algumas notícias para o jornal Trinca Cevada.

Em HGP abordaram o tema ligado às embarcações do concelho de Ovar.

Em Ciências Naturais debruçaram-se sobre os cuidados redobrados a ter com a pele

quando se está próximo do mar (contexto de praia).

Em Educação Visual foram dadas orientações para a realização dos cartazes, os alunos fizeram

marcadores de livros, bem como elaboraram o projeto para a feitura da mascote da turma.

Em Educação Musical, os alunos entrevistaram o Pároco de Ovar, Padre Bastos, o senhor José

de Oliveira Neves, autor do livro “A Pesca no Furadouro, de 1800 a 1955” e o senhor Aberto

Assunção Pinto, pescador e redeiro. Na entrevista foram abordados os usos e costumes da

vida piscatória na praia do Furadouro há algumas décadas atrás.

Em Educação Cívica, foi entrevistado o Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Engº Salvador

Malheiros que falou sobre os principais problemas que afetam as praias do concelho de Ovar

nomeadamente a erosão da costa e a poluição marítima. Os alunos fizeram pesquisas sobre os

temas a tratar, debateram as conclusões dos trabalhos realizados e elaboraram cartazes sobre

as espécies marinhas e flora ameaçadas, os desportos náuticos praticados na Ria de Ovar e no

mar e os moliceiros.

O projeto culminou no dia 3 de Junho, no Sarau do Agrupamento, com a recriação de “A Pesca

no Furadouro” que envolveu teatro, com a participação especial do senhor Alberto Pinto, e

dança coreografada pela professora de dança Alexandra Pacheco. Os textos da recriação foram

redigidos pelo assistente operacional Joaquim Fidalgo e o Padre Bastos.

Pode concluir-se que o Projeto foi um sucesso na medida em que contribuiu para o

enriquecimento de todos os que estiveram direta ou indiretamente envolvidos e onde houve

espaço para comunidade participar ativamente – pais e encarregados de educação, assistentes

operacionais, elementos da vida política, religiosa e social de Ovar e os ranchos folclóricos do

Torrão do Lameiro e da Ribeira, que, gentilmente, emprestaram as roupas.

A diretora de turma

Josefina Ventura

16 de maio de 2016

Casa do Ambiente


No âmbito do Programa Eco-escolas e com o objetivo de sensibilizar a população escolar para
a necessidade de aproveitar, reutilizar e reduzir a produção de resíduos sólidos urbanos, a
Câmara Municipal de Ovar disponibilizou no espaço da Escola António Dias Simões entre os dias
9 e 13 de maio de 2016 a “casa do Ambiente”.
Os alunos e professores acompanhantes foram convidados através de um escalonamento feito a
visitar esta casa.
A “Casa do Ambiente” é uma estrutura móvel constituída por um atrelado TIR cujo interior foi
modificado e na qual se explana aos visitantes o circuito dos resíduos urbanos potencialmente
recicláveis, ensinando-se também a melhor forma de separar estes resíduos e deposita-los nos
Ecopontos.

As coordenadoras do Programa Eco-escolas
Áurea Conde
Helena Mouro

10 de maio de 2016

Patrulhas do Ambiente - 6ºC

6º C em defesa do meio ambiente

A ideia de criar patrulhas em defesa do meio ambiente surgiu nas aulas de Educação Cívica, após alguma reflexão sobre o tema. As patrulhas ambientais, integradas no projeto Eco- Escolas, têm como finalidade sensibilizar a comunidade escolar para a preservação do meio envolvente, despertar curiosidade e interesse para a educação ambiental e implementar hábitos que contribuam para a proteção da natureza.
Direcionadas para três vertentes ecológicas: água, energia elétrica e resíduos sólidos, as patrulhas, constituídas por grupos de alunos com equipamentos adequados, têm como função detetar casos de desperdício de água em torneiras e bebedouros do recinto escolar; poupar energia, apagando todas as lâmpadas  que não estão a ser utilizadas e fazer a recolha seletiva de certos resíduos sólidos, colocando-os nos respetivos eco-pontos.
Com esta iniciativa, todos os alunos podem dar o seu contributo para um mundo melhor.



Os alunos do 6º C

23 de abril de 2016

Dia internacional das eco-escolas- 24 de abril de 2016
















No início do segundo período, os alunos do Clube do Ambiente da Escola E. B António Dias

Simões ficaram agradados com visita de um menino chamado Rodrigo que vive em Cortegaça.

Este rapaz, na companhia da sua avó, veio à nossa escola recolher diversos sacos de

Tampinhas que os alunos foram juntando. Sentimos que poderíamos torná-lo mais feliz se

contribuíssemos com uma maior recolha de Tampinhas de forma a poder financiar os

tratamentos de fisioterapia que ele tanto precisa. Toda a escola contribuiu para essa causa, a

prova está na quantidade de Tampinhas recolhidas (882 kg).

Além disso, sentimos necessidade de fazer uma surpresa ao Rodrigo. Fizemos umas pesquisas

na internet e resolvemos fazer um tapete de pompons em forma de coração, utilizando apenas

materiais reciclados. Visualizámos um vídeo para aprender uma técnica que permite fazer

vários pompons de uma só vez. A D. Célia, funcionária responsável pelo Pavilhão A, foi muito

simpática ao ceder-nos restos de lã. A professora dinamizadora do clube, Áurea Conde, trouxe

uma base antiderrapante que já não precisava e começamos a montar o tapete.

Foi um trabalho longo, mas valeu a pena o esforço, pois foi por uma boa causa.

Os alunos do Clube do Ambiente

Eco código 21 - 22

  Neste eco-código procurou-se abarcar os temas obrigatórios "Água, Resíduos e Energia” bem como os temas do ano “Biodiversidade: Prese...