26 de junho de 2020

Eco-código 2019-2020




A ideia que esteve na base da construção deste eco-código foi: as comunidades sustentáveis.
O trabalho envolveu a turma do 6º J da escola António Dias Simões que aceitou o desafio de participar. 
Uma vez que os alunos não podiam sair de casa devido ao cerco sanitário em Ovar, foi proposto que imaginassem a sua cidade “Ovar” e os diferentes lugares que a constituem como uma Cidade Verde. Esse foi o ponto de partida do projeto “OVAR_ CIDADE VERDE”. O desafio era observar o lugar onde cada um vive e apontar o que pode ser melhorado de forma a tornar o lugar mais “Verde”.
Os alunos tinham então que alterar o seu pequeno mundo à sua volta de modo a torná-lo mais sustentável. 
Posteriormente e em articulação com Matemática, os alunos desenvolveram a maquete do lugar onde vivem, feita com diferentes sólidos geométricos. Surgiu uma maquete por aluno, e foi escolhido por unanimidade pelos alunos a maquete que faz parte da Bandeira do Eco-código.
Também foram pedidos a estes alunos que escrevessem nas aulas de Português diversas frases em torno das temáticas, água, resíduos, energia e cidades sustentáveis. Foram escolhidas 10 que fazem parte do Eco-código.
 A ideia de uma cidade sustentável ser algo que se deva conquistar, tal como aquilo que os astronautas conseguiram alcançar nos anos 60 aquando da conquista do espaço, serviu de base para construir o restante Poster. A ideia que tudo se consegue com crença, determinação e esforço esteve na base desta montagem final do Poster.


As coordenadoras do Programa Eco-escolas
Áurea Conde e Augusta Pinto

Sem comentários:

Publicar um comentário

Hastear da Bandeira Verde e Dia da Terra

 Dia da Terra assinalado na Escola Básica António Dias Simões O Dia da Terra, que se comemora no dia 22 de abril, foi assinalado na Escola B...