O “Dia Eco
escola” iniciou-se com a cerimónia do Hastear da Bandeira Verde referente ao ano
letivo 2016/2017.
Um grupo de
alunos, ensaiado pelos professores de Educação Musical, interpretou a peça
musical “Chariots of Fire”. A comunidade escolar reuniu-se para assistir a esse
momento solene.
As coordenadoras do Programa Eco escolas
............................................................................................................
· Ao longo do ano foi desenvolvido o projeto “Maratona dos Resíduos”. Este projeto visou a recolha e monitorização de dois tipos de resíduos (Roupas,
calçado, brinquedos e livros bem como escovas de dentes). Este projeto teve
início a 2 de novembro de 2017 e termino a 25 de maio de 2018. Envolveu todos
os alunos do 5º e 6º ano da escola. Cada diretor de turma/professor de Educação
Cívica foi responsável, juntamente com os dois eco-conselheiros eleitos em cada
turma, pela dinamização das recolhas e pela monitorização dos dados do projeto
nas suas turmas. Os resultados alcançados mostram
que a comunidade educativa tem capacidade para se mobilizar em torno de
questões ambientais de forma muito eficaz.
N No total foram recolhidas 359 escovas de dentes ao longo de
todo o ano. A meta para escola era de 400 escovas pelo que estivemos abaixo da meta apontada.
No total foram recolhidos 1309,8 Kg de roupas, calçado e
brinquedos ao longo do ano. A meta para este ano era de 500 Kg pelo a meta foi
largamente ultrapassada. Toda a comunidade educativa está de parabéns!
RESULTADOS FINAIS
A turma do 5º G foi a vencedora do projeto "Ecoescovinhas" com a recolha de 89 escovas de dentes. A todos os alunos da turma foi entregue um diploma e um prémio no dia eco-escolas. Este último foi oferecido pela associação de Pais.
A turma do 6º C foi a vencedora do projeto " Roupas usadas não estão acabadas"
com a recolha de 340,5 Kg de roupas, calçado e brinquedos. A todos os alunos
foi entregue um diploma e um prémio no
dia eco-escolas. Este último foi também oferecido pela associação de Pais.
As coordenadoras do Programa Eco escolas
............................................................................................................
Os grupos de Português e Inglês dinamizaram um espaço “Sala
Eco línguas” onde os alunos tiveram oportunidade de realizar atividades lúdicas
(jogos de tabuleiro, sopas de letras, crucigramas, labirintos) e ainda de
redigir acrósticos sobre as temáticas da ecologia, ambiente, biodiversidade e
natureza.
Estas atividades foram do agrado dos alunos, que
demonstraram muita adesão e participação.
As Sub coordenadoras de Português e Inglês
............................................................................................................
O grupo de Matemática montou um pequena sala de cinema, onde os alunos
puderam assistir ao filme “Donald no País da Matemágica”. Os alunos gostaram
da atividade, a mesma permitiu mostrar as aplicações da Matemática na
arquitectura e na natureza.
O grupo de Ciências Naturais com a colaboração da
funcionária do Pavilhão A, no final da sessão de cinema “Donald no país da
Matemágica”confecionou e ofereceu pipocas feitas com pouco açúcar e sem óleo.
Os alunos assistiram também a um pequeno filme que explicava a razão pela qual
a pipoca explodia. A adesão a esta
atividade foi elevada e muito do agrado
dos alunos.
As sub coordenadoras de Ciências Naturais e Matemática
............................................................................................................
O Grupo de Ciências Naturais montou num
laboratório a ”Fábrica das ecotintas”, onde os alunos tiveram oportunidade de visionar
um filme sobre a extração de pigmentos de produtos naturais.
Com base na exemplificação feita pelos
professores, os alunos, distribuídos por grupos, fizeram tintas com os produtos
naturais, trazidos por eles e professores (couve galega, espinafres, cenoura, pimento, couve rocha, beterraba,
café, cevada e spirulina). A atividade culminou com a pintura de um painel
(ambiente natural) feita por alunos e professores acompanhantes. Houve uma excelente adesão das turmas.
A sub coordenadora de Ciências Naturais
............................................................................................................
O grupo de Educação Musical montou uma exposição de
instrumentos musicais feitos com materiais reciclados. Estes trabalhos foram
elaborado pelos alunos do 5º e 6º anos e
suas famílias. Foram construídos 60 instrumentos musicais com materiais aproveitados ou reutilizados.
A sub coordenadora de Educação Musical
............................................................................................................
O grupo de História e Geografia de Portugal (HGP) organizou uma exposição de
castelos com materiais reciclados, construídos pelos alunos do 5º ano em
articulação com os professores Educação Visual (EV) e de Educação Tecnológica (ET). Todas
as turmas de 5ºano participaram e foram construídos 50 castelos.
Os sub coordenadores de EV/ET e HGP
............................................................................................................
Foram
realizadas na biblioteca escolar, 5 sessões
de sensibilização - Dr. Dentolas- dinamizadas pela Unidade Familiar João Semana,
em parceria com o Projeto de Educação para a Saúde (PES). Esta atividade
abrangeu 236 alunos do 6º ano, tendo sido do agrado da grande maioria dos
alunos, contribuindo para esclarecer da necessidade da higiene oral e pertinência da troca regular da escova de
dentes.
A coodenadora do PES
............................................................................................................
O grupo de Educação Física (EF) organizou/construiu em
articulação com o grupo de História e Geografia de Portugal (HGP) e Educação Visual/Educação Tecnológica (EV/ET),
um conjunto de jogos tradicionais para os alunos poderem brincar. Foram
escolhidos 6 jogos (jogo do mata, jogo das latas, saltar à corda, macaca e
pião).Todos os alunos participaram nesta atividade, a qual foi do agrado da
grande maioria.
Os sub coordenadores EF, HGP e EV/ET
............................................................................................................
A Associação de Pais da escola dinamizou um espaço onde
foram servidas 3 sopas diferentes.
No final da manhã, antes do piquenique partilhado, todos
os alunos e professores acompanhantes provaram as referidas sopas. Esta atividade foi muito do
agrado dos alunos.
Os diretores de turma organizaram com as suas turmas o
piquenique partilhado, tendo a preocupação de incluir nas ementas alimentos
saudáveis. Os alunos aderiram muito bem a esta proposta, tendo tido
a preocupação de respeitar as ementas sugeridas e de as confeccionar com a
colaboração das famílias.
As coordenadoras do Programa Eco-escolas
............................................................................................................
Foi montada uma exposição de trabalhos desenvolvidos pelas
turmas do 5ºH (sementário- Projeto
Hortas Bio) e 6º I ( Projeto UHU - Painel da Floresta) no âmbito das
disciplinas de Educaçâo Visual e Educação Tecnológica. Estes dois projetos
foram a concurso nacional promovido pelo programa Eco-escolas.
O sub coordenador de Educação Visual/Educação Tecnológica
Trabalho produzido pelo alunos do 6ºI- "Painel da Floresta" - Desafio UHU
Trabalho produzido pelos alunos do 5ºH - "Sementário" - Projeto Hortas Bio
Sem comentários:
Enviar um comentário