20 de julho de 2021

FSC- Florestas sustentáveis

 Como docente de Ciências Naturais do 5o H da escola E.B. António Dias Simões, propus a estes alunos a participação no concurso para a criação de uma animação no âmbito das “Brigadas da Floresta”. Os alunos ponderaram a ideia e surgiu interesse por parte de um grupo de meninas para integrar este projeto.

Foi por iniciativa de uma encarregada de educação da turma que se criou um grupo no Whatsup, para marcar os encontros e assim conciliar os tempos de cada um.

Pusemos mãos à obra, solicitei aos alunos que fizessem uma pesquisa sobre o Símbolo FSC.

Foi elaborado um pequeno texto a explicar a sigla e os objetivos deste selo.

Rapidamente descobriram a importância desta forma de gestão sustentável das florestas, como forma de manter a biodiversidade.

Partiu-se para a elaboração de uma história, envolvendo as alunas e a professora de Ciências Naturais. A mesma foi construída por eles, sob a forma de diálogo e apoiada e corrigida pela colega de Português da respetiva turma.

Uma vez que estamos numa época de restrições relativamente a encontros presenciais, optámos por marcar uma reunião de cerca de 1 hora semanal todas as 6a feiras no “Google Meet”, durante um período de 3 meses.

Escolhemos o “Google slide” para criar o documento partilhado e assim podermos trabalhar de forma síncrona e assíncrona. Posteriormente escolhemos os cenários. Decidimos criar os avatares das personagens da história com a aplicação “Bitmoj” instalada no computadores de cada um de nós, de forma a preservar a imagem de cada participante.

Escolhemos Gifs animados para melhorar os cenários. Colocamos os diálogos e fomos aperfeiçoando os textos a medida que íamos montando as diferentes cenas.

No final fizemos as animações dos avatares, objetos e diapositivos para simular alguns movimentos.

Foram ajustados os tempos e o resultado final está à vista.

Professora de Ciências Naturais do 5ºH

Áurea Conde

10 de julho de 2021

Eco código 2020-2021

 Neste eco-código procurou-se abarcar os temas obrigatórios "Água, Resíduos e Energia” bem como o tema do ano “Ar e Espaços Exteriores” e ainda “O Mar,  Mobilidade e  Floresta” 

No que diz respeito às frases incluídas no eco-código, foi feita uma articulação com o grupo disciplinar de Português.  Todos os professores do grupo mobilizaram os seus alunos para a construção de diversas frases ligadas às temáticas supracitadas. Em cada turma, os alunos escolheram as 3 melhores frases que depois foram alvo de uma seleção por parte de um júri constituído para o efeito. No final foram escolhidas as 10 frases que fazem parte do eco-código construído. 

O trabalho de comunicação visual apresentado foi desenvolvido nas aulas de Educação Visual, com trabalho colaborativo entre as turmas do 5ºF e 6ºF. A ideia principal era a transmissão da mensagem através de imagem e texto, com preocupação na organização formal dos elementos gráficos. No sentido de estimular o sentido crítico, a autonomia e a criatividade, os alunos exploraram ideias e técnicas a desenvolver, resultando num trabalho manual em suporte cartolina e registos cromáticos com canetas de feltro.


As coordenadoras do Programa Eco escolas
Augusta Pinto e Áurea Conde

30 de junho de 2021

Maratona dos Resíduos: Pilhas e Tampinhas

Neste ano letivo, a Comunidade Educativa, mobilizou-se para a recolha de Pilhas, Baterias e Tampinhas.

A turma do 6ºH foi a grande vencedora das duas recolhas.

Recolheram 1/2 pilhão e   49 garrafões  de Tampinhas.

Parabéns pelo envolvimento!

As coordenadoras do Programa Eco escolas 

Augusta Pinto e Áurea Conde






10 de junho de 2021

O Mar começa aqui...



O desafio do projeto “O mar começa aqui”, foi lançado nas aulas de Educação Visual às turmas do 5ºB, 5ºE, 5º F e 6ºF. De referir que toda a produção de imagens/projetos, foram realizados no período de confinamento e o acompanhamento feito online, de acordo com os objetivos, o seu enquadramento e as sugestões metodológicas indicadas. As diferentes propostas das pinturas foram o resultado da combinação das preferências dos conteúdos abordados e gostos dos alunos. Destacamos o interesse pela iniciativa, a partilha de ideias, processos e resultados, considerando as limitações, o resultado foi muito criativo e flexível na vontade de dar respostas aos problemas encontrados.

Sendo a ideia principal, a produção e a transmissão da mensagem através de imagem e texto, com preocupação na organização formal dos elementos gráficos, houve preocupação no sentido de estimular o sentido crítico, a autonomia e a criatividade, os alunos exploraram livremente ideias e técnicas a desenvolver, de acordo com o tema proposto. O desafio, a pesquisa, a experimentação, a sensibilização e o desenvolvimento pessoal de cada um, constituiu um motor de aprendizagem transversal.

A imagem selecionada (a seguir) é uma representação gráfica e cromática com recurso à técnica mista, na sua maioria a aplicação da técnica do lápis de cor. Representa um ambiente marinho saudável e desejável com fauna e flora, onde a harmonia das cores, a técnica empregue e a composição visual dos seus elementos de forma equilibrada, se destacam. A adequação e a funcionalidade na aplicação ao objetivo, também foram consideradas na seleção desta imagem.


 Professor António Costa

 






4 de junho de 2021

Auditoria ambiental fase final 2020-2021

 Vamos finalizar a auditoria ambiental para poder tirar conclusões acerca do que aprendemos este ano. 

Todos os alunos devem clicar no link seguinte de forma a responder a um pequeno questionário que permite averiguar os conhecimentos/aptidões em diversas temáticas ligadas ao ambiente.


Cliquem neste link e respondam a todas as perguntas, no final submetam o questionário:

https://forms.gle/1SL1WRxGpqCr3Cjw8

Atenção o questionário está disponível do dia 7 de junho de 2021 a 21 de junho de 2021.


14 de maio de 2021

Hastear da Bandeira Verde e Dia da Terra

 Dia da Terra assinalado na Escola Básica António Dias Simões


O Dia da Terra, que se comemora no dia 22 de abril, foi assinalado na Escola Básica António Dias Simões, em Ovar, com o içar da Bandeira Verde do Eco-Escolas 2019.2020 e com a plantação de uma árvore do género "Acer".
Com o regresso às aulas, depois de dois meses de confinamento e Ensino à Distância, os alunos do 5ºI, juntamente com os Eco-Conselheiros de todas as turmas, plantaram uma árvore, após terem assistido ao içar da Bandeira Verde 2010-2020.
Foi pelo 14º ano consecutivo, que a escola recebeu a Bandeira Verde do Eco-Escolas demonstrando que os alunos seguem ideias sustentáveis, amigas do ambiente. 
Esta comemoração respeitou as regras de distanciamento definidas pela Direção Geral de Saúde, devido ao Covid 19.


Os alunos do 5ºI




Eco código 21 - 22

  Neste eco-código procurou-se abarcar os temas obrigatórios "Água, Resíduos e Energia” bem como os temas do ano “Biodiversidade: Prese...