Número total de visualizações de página

4 de abril de 2017

Dia Eco-escolas na António Dias Simões



As memórias do Dia num mural






Worshop “Plasticologia Marinha”




               No dia 4 de abril de 2017, um biólogo do Oceanário de Lisboa, veio à Escola Básica António Dias Simões, para realizar um workshop intitulado “Plasticologia Marinha” com objetivo de sensibilizar os alunos sobre a poluição marinha.
Todas as turmas participam na atividade.
Em cada sessão realizaram duas atividades práticas:
- Na primeira havia um pequeno recipiente cheio de areia, com lixo natural (conchas e esqueleto de estrela do mar) e lixo artificial (tampas de iogurte e palhinhas). Este recipiente representava uma praia e o objetivo era, com uma pinça, limpar o lixo artificial de modo a que a praia ficasse limpa.
-Na segunda atividade havia uma caixa com água e missangas de várias cores, onde apenas as verdes representavam alimento e as restantes lixo. Utilizavam uma rede que correspondia à “boca da baleia” e uma caixa de Petri que era o “estômago da baleia”. Ao enchermos a rede com missangas repararam que a quantidade de missangas verdes era mínima. Isso alertou para o perigo que os animais marinhos correm ao ingerirem muito lixo.
Nesta atividade aprenderam que a maior parte do lixo que se encontra no mar e nas praias é plástico.
               A mensagem que fica é que todos têm a obrigação de reduzir o uso do plástico nas atividades diárias para evitar que se acumulem grandes quantidades nos oceanos.

Os alunos do Clube do Ambiente




4º Eco-pedipaper




No último dia de aulas do segundo período,4 de abril de 2017, os alunos do quinto ano participaram no quarto Eco-pedipaper organizado pelos alunos do Clube do Ambiente em parceria com a Biblioteca Escolar da Escola Básica António Dias Simões.

      A prova implicava que as equipas passassem por 9 postos, cada um monitorizado pelos alunos do Clube do Ambiente.

       Esta atividade teve bastante adesão por parte dos alunos, pois inscreveram-se 42 equipas e cada uma delas era composta, na sua grande maioria, por 4 alunos.

       A mesma decorreu durante grande parte da manhã e, no final, os alunos manifestaram o seu agrado, relatando as peripécias vividas.
       As equipas vencedoras foram: em primeiro lugar “Os eco heróis” com 94 pontos, composta por Marta Valente, Marta Lavrador, Bruna Oliveira e Tomás Acabou do quinto G; em segundo lugar "Os Team Mat” com 92 pontos, formada por Miguel Santos, Telmo Duarte, Tiago Costa e Tomás Alexandre do quinto F e em terceiro lugar “As Caça Mistério” com 89 pontos, constituída por Inês Vieira, Maria João Repinaldo, Maria Mané e Vera Pinho do quinto C.

Os alunos do Clube do Ambiente


As equipas vencedoras

do 4º ecopedipaper


                               “Os eco heróis” 5º G- 1º lugar

"Os Team Mat” 5º F- 2º lugar

“As Caça Mistério” 5º C- 3º lugar


Outras atividades realizadas no dia eco-escolas

Estendal do Ambiente- Língua Portuguesa


Exposição de História e Geografia de Portugal





Exposição de chapéus/Desfile








Sala de origamis- Matemática





Exposição de instrumentos musicais- Educação Musical




Exposição de trabalhos- Educação Visual/Educação Tecnológica






Gincana - Educação Física





Sem comentários:

Enviar um comentário

Eco-código 2107-2108

Acrescentem nos comentários alguns exemplos de ações que visam Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Vamos a isso!