18 de março de 2016

Resultados finais - Projeto Maratona dos resíduos



Projeto “Maratona dos Resíduos”.


O projeto “maratona dos resíduos” desenrolou-se ao longo do ano letivo, tendo início a 1 de outubro de 2015 e termino a 1 de março de 2016. Envolveu todos os alunos dos  5º e 6º anos da escola E. B. António Dias Simões. Os diretores de turma/professores de Educação Cívica foram importantes na motivação dos seus alunos para as recolhas. Muitas turmas organizaram-se de forma a procurar diversos locais onde existia a possibilidade de recolher grandes quantidades de resíduos (restaurantes, instituições, familiares, amigos, etc…).
A monitorização foi feita ao longo do ano pelos alunos eco-conselheiros das diferentes turmas com a colaboração dos diretores de turma, dos funcionários do PBX e do pavilhão A.

Os resultados alcançados mostram que a comunidade educativa tem capacidade para se mobilizar em torno de questões ambientais, de forma muito eficaz.
Recolha de Tampinhas: 1051,65 kg - Meta para este ano letivo: 500 Kg

Recolha de Pilhas: 150 kg - Meta para este ano letivo: 100 Kg  

Recolha de rolhas de cortiça: 90,4  Kg -  Meta para as Rolhas de cortiça: 100 Kg

Elegeu-se 1 turma vencedora por cada tipo de resíduo.
Na categoria “Tampinhas”, a turma vencedora foi o 5º J.
Na categoria “Pilhas” a turma vencedora foi o 6ºK.
Na categoria “Rolhas de cortiça”, a turma vencedora foi o 5º A.

A cerimónia da entrega dos prémios decorreu no dia 18 de março de 2016, (dia eco-escolas) na escola António Dias Simões.

As coordenadoras do Programa Eco-escolas

Áurea Conde e Helena Mouro

Sem comentários:

Enviar um comentário

Eco código 21 - 22

  Neste eco-código procurou-se abarcar os temas obrigatórios "Água, Resíduos e Energia” bem como os temas do ano “Biodiversidade: Prese...