20 de julho de 2021

FSC- Florestas sustentáveis

 Como docente de Ciências Naturais do 5o H da escola E.B. António Dias Simões, propus a estes alunos a participação no concurso para a criação de uma animação no âmbito das “Brigadas da Floresta”. Os alunos ponderaram a ideia e surgiu interesse por parte de um grupo de meninas para integrar este projeto.

Foi por iniciativa de uma encarregada de educação da turma que se criou um grupo no Whatsup, para marcar os encontros e assim conciliar os tempos de cada um.

Pusemos mãos à obra, solicitei aos alunos que fizessem uma pesquisa sobre o Símbolo FSC.

Foi elaborado um pequeno texto a explicar a sigla e os objetivos deste selo.

Rapidamente descobriram a importância desta forma de gestão sustentável das florestas, como forma de manter a biodiversidade.

Partiu-se para a elaboração de uma história, envolvendo as alunas e a professora de Ciências Naturais. A mesma foi construída por eles, sob a forma de diálogo e apoiada e corrigida pela colega de Português da respetiva turma.

Uma vez que estamos numa época de restrições relativamente a encontros presenciais, optámos por marcar uma reunião de cerca de 1 hora semanal todas as 6a feiras no “Google Meet”, durante um período de 3 meses.

Escolhemos o “Google slide” para criar o documento partilhado e assim podermos trabalhar de forma síncrona e assíncrona. Posteriormente escolhemos os cenários. Decidimos criar os avatares das personagens da história com a aplicação “Bitmoj” instalada no computadores de cada um de nós, de forma a preservar a imagem de cada participante.

Escolhemos Gifs animados para melhorar os cenários. Colocamos os diálogos e fomos aperfeiçoando os textos a medida que íamos montando as diferentes cenas.

No final fizemos as animações dos avatares, objetos e diapositivos para simular alguns movimentos.

Foram ajustados os tempos e o resultado final está à vista.

Professora de Ciências Naturais do 5ºH

Áurea Conde

Sem comentários:

Enviar um comentário

Eco código 21 - 22

  Neste eco-código procurou-se abarcar os temas obrigatórios "Água, Resíduos e Energia” bem como os temas do ano “Biodiversidade: Prese...